EMRC - AEAAV
Arte cristã em Albergaria - 2
Site criado com finalidades pedagógicas
Albergaria
(Foto do SIPA - Sistema de Informação para o Património Arquitectónico) Desconhece-se o autor da imagem do santo, bem como a data de realização da obra, e não existem elementos que nos informem se foi sujeita a restauros. Presume-se, no entanto,que seja do séc. XVII, altura da construção da capela. Segundo informação dos responsáveis por esta capela, pelo menos nestes últimos 50 anos, não foi sujeita a restauro.
A capela de Nossa Senhora da Nazaré está situada na rua principal do Sobreiro, em Albergaria-a-Velha. Foi construída em 1923, data inscrita no azulejo por cima da entrada, em homenagem à Nossa Senhora da Nazaré. Conta a história que uma imagem da Virgem foi trazido da Palestina (Nazareth) para Portugal pelo Rei D. Rodrigo e por Frei Romano, no século XIII. Esta imagem foi escondida numa lapa no Sítio da Nazaré (falésia). Um homem, na iminência de cair na falésia do Sítio, (continua)
(Continuação) na iminência de cair na falésia do Sítio, pediu socorro à Virgem e foi salvo dessa tragédia. Em acção de graças D. Fuas Roupinho mandou construir uma capela onde foi colocado a imagem da Nossa Senhora da Nazaré. A capela no Sobreiro, em homenagem à Senhora da Nazaré, também resulta dum ato de gratidão de quem beneficiou dos favores da Santa.
Ano de restauro da imagem: 1984 Responsável pelo restauro: Oficinas Guilherme F. Thedim, Rua Mouzinho da Silveira, Porto O Senhor da Santa Cruz é o padroeiro de Albergaria-a-Velha e encontra-se na Capela da Santa Cruz em Campinho, sendo venerado, normalmente, a 14 de setembro com a Exaltação da Cruz, onde é celebrada missa e procissão que tem a particularidade de não existirem imagens de Santos, estando apenas presentes o Santíssimo Sacramento, a bandeira das Almas e a bandeira do Santíssimo
S. Gonçalo terá nascido em 1190, em Arriconha, perto de Guimarães. Ganhou fama de santo casamenteiro, dado que queria sacramentar os casais que viviam em situação imoral. Terá morrido em meados do século XIII. O seu culto espalhou-se, rapidamente, tendo chegado a Aveiro, e posteriormente, ao lugar do Sobreiro... Por ocasião da realização deste trabalho, a capela encontrava-se em obras de restauro (maio de 2016).
- Calcário esculpido, vestígios de policromia - Século XIV-XV - Autor desconhecido - Sem restauros -143cm de altura, 47cm de largura e 34cm profundidade - Representa a virgem Maria com o menino Jesus
O Santuário de Nossa Senhora do Socorro fica situado no "Bico do Monte" a 2 km de Albergaria-a-Velha. Em 1856, foi iniciada a construção de uma capela, resultado da promessa para acabar com o flagelo da cólera morbus que grassava a região. A obra foi concluída em 1857. A festividade deveria realizar-se no 4º Domingo de Agosto, mas fixou-se no 1º Domingo, 15 de Agosto, e, finalmente, no 3º Domingo do mês de Agosto. (continua na próxima foto)
(Continuação) A procissão e as cerimónias religiosas na capela tiveram um notável incremento na década de 1920, com a intervenção do Padre Matos. No Monte do Socorro, foi construída a casa diocesana de Nossa Senhora do Socorro.