EMRC - AEAAV
Arte cristã em Albergaria - 2
Site criado com finalidades pedagógicas
Vale Maior
A lenda da Senhora da Lapa teve origem em Sernancelhe, no distrito de Viseu. Diz a lenda que, em 1498, uma pastorinha de 12 anos, de nome Joana, muda de nascença, introduzindo-se por entre as fendas das rochas encimadas pela grande lapa, aí encontrou uma linda imagem da Virgem, que ali teria sido escondida há mais de quinhentos anos por umas religiosas fugindo a uma perseguição. (continua)
(continuação) A devoção e todo o carinho que a menina dedicou à imagem, valeram-lhe uma especial proteção da Virgem que por milagre lhe concedeu o dom da fala. A devoção à Senhora da Lapa alastra-se pelo país, tendo sido erigidas muitas outras ermidas em seu nome. Exemplo disso é a capela da Senhora da Lapa erigida em Açores, Valmaior.
A Nossa Senhora da Boa Viagem é uma devoção mariana da Igreja Católica comum em Portugal e no Brasil, para onde foi levada pelos homens do mar. Ermidas e capelas foram construídas em honra de Nossa Senhora com este título." A primeira igreja foi construída no ano de 1618, perto de Lisboa. Em Portugal, são comuns pequenas capelas junto às estradas para abençoar as viagens de quem por lá passa. Assim acontece no lugar de Santo António, em Valmaior, junto à estrada nacional n.º16.
A Capela do Nosso Senhor dos Passos, construída em 1904, por Manoel M.S. e Joaquim A.D., tem como patrono o Senhor dos Passos que foi o primeiro santo a ser instalado na mesma. Foi esculpido em 1902 pela A. A. Estrella, no Porto e até à data sofreu apenas um restauro conhecido, a 9 de Abril de 1981, pelo Bandeira Pintor. Segundo reza a lenda e os populares, havia um homem conhecido como “o santeiro” que fez uma promessa. (continuação)
(cont.) Se tivesse possibilidades financeiras, construiria 7 capelas visíveis num alto. Uma vez que a vida lhe estava a correr bem, foi construída portanto uma capela no Alto da Serra, que se situava no limite de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga. O “santeiro”, naquela altura, possuidor de diversas capelas, estava a construir a capela do Senhor dos Passos. No entanto, a população de Sever do Vouga queria ficar na posse dos Santos, (continua)
(cont.) por isso o “santeiro” a meio da noite com dois carros de bois, trouxe os santos todos para o seu palheiro, onde estiveram escondidos até a capela do Senhor dos Passos se encontrar pronta.
(cont.) A veneração atribuída a este Santo encontra-se demarcada na Igreja Católica desde a Idade Média. Iniciou-se aquando a visita dos cruzados aos locais sagrados pelos quais Jesus passou durante o caminho para o Monte Calvário. Devido ao desejo de quererem reviver esta experiência espiritual, chamada Via Sacra (Via Crucis), houve a necessidade da construção de capelas, assim como a realização de meditações e procissões que ainda hoje persistem. No século XVI, foram fixadas as 14 estações.
Luís IX (Poissy, 25 de abril de 1214 – Tunes, 25 de agosto de 1270), comummente chamado de São Luís, foi o Rei da França de 1226 até sua morte. Ascendeu ao trono aos doze anos após a morte de seu pai Luís VIII, com sua mãe Branca de Castela governando o reino em seu nome até ele alcançar a maioridade.