EMRC - AEAAV
Arte cristã em Albergaria - 2
Site criado com finalidades pedagógicas
Angeja
Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas se começou a formar no monte Carmelo, situado na Palestina, Terra Santa, iniciando assim um estilo de vida sem luxo, dedicada à pobreza e à simplicidade, junto à fonte de Elias que se alargou a todo o mundo.
Imagem adquirida em janeiro de 2013. Quem foi S. Sebastião? São Sebastião nasceu em Narbonne, França, no final do século III, e mudou-se para Milão, onde cresceu e foi educado. Desde criança, São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé. Foi martirizado a mando do imperador Diocleciano, que o mandou lançar num esgoto, a fim de evitar o culto a este mártir.
A imagem atual veio substituir uma imagem considerada “tosca” pelas autoridades diocesanas. Terá sido feita no século XIX, provavelmente nas Escolas de Braga, e foi restaurada nos anos 90 no mesmo local onde terá sido feita. Este restauro da imagem fez parte de um restauro maior que foi levado a cabo nas instalações da Igreja Matriz nessa década de 90. Nessa altura, descobriu-se que o altar com a imagem da padroeira teria sido em tempos o altar dedicado a Santa Ana.
Conta a lenda que apareceu no campo do cabecinho a Senhora das Neves, numa manhã de nevoeiro e logo foi reclamado pelas pessoas de Eixo e de Angeja. Foi decidido, por ambas as partes, que seria melhor colocá-la em cima de um burro e o próprio decidiria a quem pertencer. Mal começou a andar, seguiu o caminho de Angeja e foi lá que lhe edificaram uma Igreja da Senhora das Neves que, hoje, é venerada no dia 5 de agosto. (Fonte: site da junta de freguesia de Angeja)